Ferramentas Pessoais
Acções do Documento

Plataforma MANUFUTURE cria Associação de Investigação sobre Fábricas do Futuro

A Plataforma Tecnológica Europeia MANUFUTURE criou recentemente a EFFRA - European Factories of the Future Research Association (Associação para a Investigação sobre Fábricas do Futuro na Europa) como resposta à proposta da Comissão Europeia para o estabelecimento de uma parceria público-privada no âmbito das “Fábricas do Futuro”.

Constituída por 92 organizações de 17 Estados-Membros da UE, e estando aberta a todas as entidades legais na União Europeia, EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre) e Estados Candidatos, a EFFRA tem como propósito promover investigação pré-competitiva na área das tecnologias de produção e criar redes de empresas, associações de comércio, universidades, centros de investigação e outros agentes na área da produção. O objectivo é estabelecer empreendimentos conjuntos e gerir fundos europeus em parceria com a Comissão Europeia.

Constituindo uma importante parceria entre o sector privado e público, a EFFRA irá então impulsionar investimentos “inteligentes” na investigação para o desenvolvimento, demonstração e aumento do uso de tecnologia na indústria transformadora.

Iniciativa de investigação no valor de 1,2 mil milhões de euros, a EFFRA faz parte do segundo pilar do Plano de Relançamento da Economia Europeia e o seu objectivo é impulsionar a indústria transformadora e acelerar reformas estruturais na indústria em tempo de crise, auxiliando os produtores europeus, particularmente as PME, na adaptação às pressões competitivas globais. Para isso, pretende alargar a base tecnológica europeia com o desenvolvimento e integração de tecnologias do futuro, tais como tecnologias da engenharia usadas em máquinas e processos industriais adaptáveis, TIC e materiais avançados.

"Com a EFFRA estamos a estabelecer uma entidade legal que irá actuar como um parceiro privado da Comunidade Europeia", afirmou o Professor Heinrich Flegel (Daimler), Presidente da Plataforma Tecnológica Europeia MANUFUTURE.

A primeira Assembleia Geral da EFFRA teve lugar no passado dia 26 de Maio em Bruxelas e reuniu mais de 70 prestigiados delegados que discutiram o caminho a seguir no âmbito da Associação. A segunda reunião terá lugar no dia 1 de Dezembro em Gotemburgo, Suécia, no seguimento da Conferência MANUFUTURE 2009.

Junho 2019 »
Do
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30
 

Feito com Plone