Ferramentas Pessoais
Menu
Entrar


Esqueceu a sua senha?
 
Acções do Documento

Fórum TecnoMetal

Realizado no âmbito das comemorações do trigésimo aniversário da revista Fórum TecnoMetal sob o título "Divulgar o conhecimento e promover a inovação", realizou-se no passado dia 13 de Março, na sede da AIMMAP, o primeiro "Fórum TecnoMetal".

Esta iniciativa foi o ponto culminante do programa de comemorações do trigésimo aniversário da revista "TecnoMetal", uma publicação da autoria e propriedade da AIMMAP que, para além de líder de audiências, é a mais importante referência do seu segmento editorial.  
 
Uma revista de cariz técnico e científico, a "TecnoMetal" está no mercado há 30 anos sem qualquer interrupção, sendo um motivo de grande orgulho para a AIMMAP em particular e para as empresas do sector metalúrgico e metalomecânico em geral.

No sentido de comemorar condignamente a efeméride, a AIMMAP levou a efeito a organização do seminário acima referido, o qual contou com diversas intervenções da mais elevada qualidade. Os trabalhos foram iniciados com uma intervenção de enquadramento e boas-vindas por parte do Presidente da Direcção da AIMMAP, António Saraiva, o qual saudou ainda todos aqueles que das mais variadas formas permitiram que a revista mereça hoje o prestígio que efectivamente tem. Teve lugar em seguida o começo dos trabalhos do seminário, moderado pelo Presidente da AIMMAP e iniciado com uma intervenção de Carlos Aguiar, designer e Professor associado da FEUP, sobre o tema "Design e Desenvolvimento de Produto". Carlos Aguiar, que é também colaborador habitual da revista, despertou um grande interesse com a sua apresentação, marcada por um caso de sucesso em que interveio directamente e que é de grande actualidade.  
 
Teve em seguida lugar a apresentação de Timo Wuerz, Vice-Director Executivo da VDW - a associação alemã dos fabricantes de máquinas ferramentas -, que cativou também todos os presentes com uma abordagem profundamente conhecedora no que se refere ao mercado mundial daquele tipo de máquinas. Timo Wuerz teve oportunidade de reafirmar a sua certeza no futuro da indústria europeia de máquinasferramentas, realçando que a mesma será seguramente cada vez mais competitiva. Sublinhou em todo o caso que esse futuro não passará pela fabricação em série mas antes por uma produção "customizada", ou seja, orientada para as necessidades específicas dos clientes.  
 
Antes da interrupção dos trabalhos para almoço e de uma fase de debate que antecedeu aquele, interveio ainda António Costa, do Kaizen Institute Portugal, que introduziu os presentes ao tema do sistema da melhoria contínua, sublinhando as grandes vantagens e virtualidades que podem emergir da implementação de tal sistema por parte das empresas. Enfatizou que, não obstante a melhoria contínua tenha sido inicialmente implementada numa empresa de grande dimensão mundial como a Toyota, está a mesma também vocacionada para pequenas e médias empresas. Após o almoço, em que anfitriões e convidados tiveram oportunidade de confraternizar e trocar opiniões e pontos de vista, os trabalhos do seminário foram retomados, agora sob a moderação de Aníbal Campos, Vice-Presidente da Direcção da AIMMAP.  
 
A primeira intervenção desta segunda parte do seminário foi da responsabilidade de José Carlos Caldeira, Administrador Executivo da associação PRODUTECH e também Director Executivo do INESC PORTO Porto e Secretário-Geral do Fórum Manufuture Portugal.  
 
Na sua intervenção, José Carlos Caldeira apresentou as linhas essenciais do Pólo de Competitividade e Tecnologia promovido pela PRODUTECH e denominado PRODUTECH - Pólo das Tecnologias de Produção. Entre outras questões que referiu, abordou alguns dos projectos concretos integrados na candidatura apresentada para criação daquele pólo, acentuando a importância dos mesmos para o reforço da articulação entre produtores e utilizadores de tecnologias.  
 
Subsequentemente, interveio Manuel Grilo, Director Nacional do CENFIM, que abordou o sempre importante e actual tema da qualificação profissional. Manuel Grilo sublinhou particularmente que o CENFIM está preparado para responder às necessidades das empresas do sector, no sentido de as ajudar a fazer face ao momento difícil que actualmente atravessam em resultado da crise.  
 
Por último, tomou a palavra Álvaro Rodrigues, Professor da FEUP e colaborador do INEGI, para uma intervenção sobre o tema "Fontes renováveis de energia, desafios e oportunidades: o caso português". Sendo visivelmente ura entusiasta das chamadas energias renováveis, Álvaro Rodrigues é também, sem quaisquer dúvidas, uma verdadeira autoridade na matéria em causa. Foi pois sem surpresa que brindou todos os presentes com uma excelente e animada apresentação sobre o tema. Depois de levada a cabo mais uma fase de debate, os trabalhos do seminário propriamente dito foram concluídos, seguindo-se a fase final do evento, na qual foi feita a evocação de Arménio Gomes, o primeiro Director da história da revista, e efectuada a entrega do Prémio TecnoMetal. Tiveram então lugar duas breves intervenções de Hermenegildo Pereira, Director Técnico-Científico da "TecnoMetal", e Rafael Campos Pereira, Director Geral da AIMMAP e também Director Executivo da revista.  
 
Seguiu-se a entrega do Prémio TecnoMetal, efectuada por Aníbal Campos em representação da AIMMAP ao laureado Pedro Carvalho de Almeida. Recorda-se que esta foi a primeira edição do Prémio "TecnoMetal", o qual pretende premiar os melhores artigos publicados nas sucessivas edições da revista. Tendo sido deliberado que a primeira edição do prémio estaria centrada em artigos sobre Design, o artigo premiado versou naturalmente sobre essa matéria. Pedro Carvalho de Almeida é Designer e Professor Universitário em Londres, sendo uma figura de prestígio na sua actividade profissional.  
 
Após a entrega do prémio, materializada simbolicamente na entrega de uma escultura numerada da autoria de Zulmiro de Carvalho, o premiado não só teve oportunidade de agradecer a distinção como fez ainda uma pequena apresentação sobre Design.  
 
Posto isto, usou ainda da palavra Paulo Gomes, filho de Arménio Gomes, o qual, em memória do seu Pai, agradeceu a evocação efectuada ao primeiro Director da TecnoMetal numa intervenção emocionada e pontuada por recordações sobre os primeiros passos da revista.  
 
Posto isto, Aníbal Campos, agradecendo uma vez mais a presença de todos, procedeu ao encerramento dos trabalhos de um evento que, como decorre do atrás exposto, se revestiu de enorme qualidade e significado.

 

in Vida Económica

2008.03.27

Agosto 2019 »
Do
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
 

Feito com Plone