Ferramentas Pessoais
Acções do Documento

Abertura de novas calls nos programas europeus de I&DT

No passado dia 9 de Julho, foram anunciadas (e publicadas no dia 10 de Julho) dezenas de calls em vários programas europeus de I&DT: NMP, ICT, ENERGY, TRANSPORTS, etc.

A respetiva informação pode ser obtida em http://ec.europa.eu/research/participants/portal/page/fp7_documentation (em: All work programmes – 2013).

Entre estas calls, encontram-se as referentes à PPP Factories of the Future (FoF), iniciativa que foi lançada em 2009, como parte integrante do Plano Europeu de Recuperação Económica. O montante global de financiamento previsto para as calls desta PPP é de 230M€, estarão abertas até ao dia 4 de dezembro de 2012 e o respetivo texto pode ser obtido aqui.

O Fórum MANUFUTURE Portugal tem desempenhado um papel ativo nesta iniciativa, nomeadamente na definição das respetivas prioridades e temas, e na promoção de projetos e outras iniciativas. Grande parte das calls agora publicadas no âmbito desta PPP são mais “próximas” do mercado do que é habitual no 7º PQ, o que tem facilitado a mobilização e participação de empresas, quer da fileira das Tecnologias de Produção, quer dos sectores utilizadores da indústria transformadora.

No mesmo dia, iniciaram-se também em Bruxelas os PPP Info Days. No primeiro dia, foi feito um balanço dos resultados obtidos nos últimos três anos, descreveram-se em detalhe os temas agora publicados e perspetivou-se o futuro destas iniciativas.

A PPP FoF apresentou um documento de Roadmap para o próximo período (FoF 2020 Roadmap), ou seja, para a sua continuação no programa HORIZON 2020, desenvolvido no âmbito da Plataforma Tecnológica MANUFUTURE e da EFFRA, com uma participação ativa do Fórum MANUFUTURE Portugal. Foi disponibilizada uma primeira versão desse documento, para consulta pública geral, que pode ser obtido em aqui.

Este é um documento importante, uma vez que aponta as principais prioridades horizontais, em termos de I&D e Inovação, para a indústria transformadora em geral e para as Tecnologias de Produção em particular, e porque será a base para a definição dos temas que serão objeto de financiamento no HORIZON 2020, nesse contexto.

À semelhança dos anos anteriores, muitos dos participantes destacaram a importância da indústria transformadora em geral para a competitividade e sustentabilidade da economia europeia, e das Tecnologias de Produção em particular, como “enabling technologies” de importância crítica para o futuro da Europa, quer como sector de alto valor acrescentado e com um forte investimento em IDI, mas também como alavanca para a competitividade dos sectores utilizadores e como resposta a vários dos desafios societais (Societal Challenges) europeus.

Junho 2019 »
Do
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30
 

Feito com Plone